Avelino Alcebíades Alves nasceu em Florianópolis no dia 16 de junho de 1928.
Após sua experiência profissional, por volta dos 50 anos interessa-se plenamente pela Astronomia, atividade que o projetou tanto à nível nacional como internacional.
Inicialmente se associou com a UBA – União Brasileira de Astronomia, associação de astrônomos amadores.
No início dos anos 1980 associou-se com a LIADA – Liga Ibero-Americana de Astronomia, onde escreveu vários artigos para o Boletim Universo, periódico da mesma associação.
Por volta de 1982, juntamente com o então diretor do Planetário da UFSC, Sr. Arildo Souza, funda o Núcleo de Estudos de Astronomia da UFSC. Em 2 de dezembro de 1984, sendo representante da UBA em Santa Catarina, organiza junto com o Planetário da UFSC o Dia Nacional da Astronomia. O Núcleo de Estudos de Astronomia evoluiu no que hoje é conhecido como GEA – Grupo de Estudos de Astronomia, entidade devidamente organizada e plenamente atuante. Em 2004 recebe o diploma como “Amigo do GEA” como reconhecimento na formação e desenvolvimento do mesmo grupo.
Em 1985-86 participou na campanha internacional de observação do Cometa Halley sob orientação da International Halley Watch, enviando observações deste cometa e obtendo o certificado de participação da entidade.
Em 1988 torna-se membro da REA – Rede de Astronomia Observacional do Brasil, publicando artigos específicos no boletim “Reporte REA”.
Nos dias 12 a 15 de novembro de 1992 participou da V Convencion Regional de la LIADA em Montevidéu, Uruguai, onde apresentou uma palestra sobre a estrela binária eclipsante W do Cruzeiro (W Crucis). Nesta ocasião recebeu um certificado de reconhecimento da LIADA pelas observações de alta qualidade na campo das estrelas variáveis.
Em 3 de novembro de 1994 participou da campanha observacional do último eclipse total do Sol visível em território catarinense.
Durante os anos 1990 o volume dos registros de estrelas variáveis foi fundamental para alcançar em 1996 a condição de membro da AAVSO – American Association of Variable Stars Observers. Para esta associação Avelino já enviou cerca de 8.800 observações visuais.
Há de ressaltar a participação em diversas palestras gratuitas e públicas, inclusive em grupos escolares da Grande Florianópolis, construindo e usando maquetes do nosso sistema planetário e doando tais protótipos ao Planetário da UFSC para a continuidade da divulgação da ciência astronômica aos jovens.
Mesmo nos seus quase 80 anos, Avelino continua a observar estrelas variáveis e enviar seus registros à diversas associações, a saber: REA – Rede de Astronomia Observacional (Brasil), LIADA – Liga Ibero-Americana de Astronomia (América Latina), AAVSO – American Association of Variable Stars Observers (EUA), VSNET – Variable Star Network (Japão) e AFOEV – Association Francaise des Observateurs d’Etoiles Variables (França).