2022

Informativo CYGNUS X-3
O Editor José Tadeu Pinheiro publica as Edições nº 199 e nº 200


Fonte: Alfredo Martins
.

A publicação do Informativo Cygnus X-3 remete imediatamente ao registro histórico do GEA, e neste sentido, o editor e memorialista presente em 75% de seu conteúdo, o estimado associado José Tadeu Pinheiro, merece de fato e de direito o maior destaque e homenagens, neste espaço que é justamente consignado para esta finalidade.

A edição Nº 01 do Informativo Cygnus X-3 foi publicada em março de 1989, logo após o 3º ano de existência do Grupo, tendo como editores José Geraldo Mattos e Celso Pereira. Geraldo, idealizador desta mídia, escolheu este nome desde um microquasar que irradia informação por todo universo. Como disse, gostou do nome, e nós também.

Neste primeiro editorial do presidente do GEA – Adolfo Stotz Neto, já sinalizava de modo bem claro que a paixão pela astronomia e sua teia de seus modos de divulgação pública desta ciência seriam o amálgama da longevidade do Grupo. A impressionante dedicação do Geraldo para superar as dificuldades de diagramação deste boletim em seus primórdios eram comparáveis a uma obra de artesanato: diagramas, mapas celestes e fotos eram xerocados, recortados, colados na arte final das páginas que por fim eram novamente fotocopiadas na quantidade de cada tiragem. Depois da montagem na correta sequência eram então postadas no correio para endereçamento aos associados inscritos no GEA, com o reconhecido patrocínio da UFSC / Planetário.

Na edição nº 54 de Outubro de 1994, José Tadeu Pinheiro assume a coautoria de edição, já agora num ambiente mais tecnológico, com computador, processador de texto Microsoft Word e impressora matricial. As fontes internacionais de astronomia alcançadas pela internet trouxeram um grande dinamismo e atualizações. Outro novo facilitador foi o envio das edições aos associados por meio de correio eletrônico.

Importante lembrar que este era um momento superespecial para o GEA pois avizinhava-se o fabuloso Eclipse Solar Total de 03 de novembro deste ano de 1994. Nesta oportunidade, assunto já abordado em nosso memorial, o GEA tornou-se “adulto”, planejando e executando com maestria um raro evento de observação na companhia de famosos astrônomos internacionais.

Grandes colaboradores, além do assíduo presidente Adolfo Stotz Neto, também participaram deste ainda vitorioso empreendimento: Avelino Alves, Newton Tesserolli, Antônio C. de Lucena, Alfredo Martins, Marcos Boheme e Daniel Cordeiro.

E com sua imensa tenacidade, excelência e celebridade, ao fim do ano de 2022, nosso Magno Editor José Tadeu Pinheiro publica o Nº 199 e na sequência seu épico exemplar Nº 200, o histórico ducentésimo Informativo Cygnus X-3. Parabéns, com o muito obrigado dos associados do Grupo de Estudos de Astronomia – GEA / Planetário UFSC.

INFORMATIVO CYGNUS X-3 Nº01

INFORMATIVO CYGNUS X-3 Nº200

INFORMATIVO CYGNUS X-3 Nº01

INFORMATIVO CYGNUS X-3 Nº200

© GEA – Todos os direitos reservados | Desenvolvido por TecnoHelp Tecnologia